Yoga para crianças 1


• O que é o Yoga? 

• Yoga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia. 

A palavra está associada com as práticas meditativas tanto do budismo quanto do hinduísmo. No hinduísmo, o conceito se refere à uma das seis escolas (astika) ortodoxas da filosofia hindu, e a sua meta rumo ao que esta escola determina como suas práticas. 

Os principais ramos do ioga incluem a raja-ioga, carma-ioga, jnana-ioga, bacti-ioga e hata-ioga. O Raja Yoga, compilado nos Ioga Sutras de Patanjali, e conhecido simplesmente como ioga no contexto da filosofia hinduísta, faz parte da tradição Samkhya. Diversos outros textos hindus discutem aspectos da ioga, incluindo os Vedas, os Upanixades, o Bagavadguitá, o Hatha Yoga Pradipika, o Shiva Samhita e diversos Tantras. 

A palavra sânscrita yoga tem diversos significados, e deriva da raiz yuj, que significa "controlar", "jungir", ou "unir". Algumas das traduções também incluem os significados de "juntando", "unindo", "união", "conjunção" e "meios". Fora da Índia, o termo ioga costuma ser associado tipicamente com o Hatha Yoga e suas asanas (posturas), ou como uma forma de exercício. 

As crianças nascem com capacidades tanto psíquicas como corporais extraordinárias, têm uma enorme flexibilidade, apresentam um ótimo sentido auditivo e visual, uma energia considerável e o dom precioso da sua ilimitada imaginação. 

A vida moderna não as deixa expressar-se segundo as suas necessidades e capacidades, encontrando-se sujeitas ao stress, horários demasiado preenchidos, competição escolar, falta de atenção e concentração. As possibilidades tornam-se infinitas mas podem constituir problemas quando a energia se dispersa, o que nos alerta para o fato de orientar as crianças. 

O yoga estimula as capacidades físicas e psíquicas, dá às crianças uma enorme flexibilidade, aumenta as suas capacidades auditivas, visuais, intelectuais e favorece o seu sentido criativo.

Como são as aulas de yoga? 

Diversão, partilha, compreensão, carinho, atenção, concentração, respeito, companhia, amizade, respiração, boa postura...e mais!!!!! 

Um lugar de encontro, onde tanto o ser ouvido como o ouvir são importantes.

Técnicas do Yoga a utilizar: 

Exercícios físicos (Ásana) : abordados de maneira divertida, imitando a natureza, os movimentos e posturas de animais. Ajudam a criança a não perder e até aumentar a flexibilidade; tonificam os músculos e melhoram a circulação sanguínea. 

Exercícios respiratórios (Pránáyáma): que aumentam a oxigenação do cérebro ensinando a criança a respirar melhor, ajudando deste modo a reduzir as doenças do aparelho respiratório. (ex.:asma) 

Exercícios de descontração e imaginação (Yoganidra):consistem num convite à redescoberta do descanso e da quietude como uma oportunidade para nos conhecermos e reinventarmo-nos através da descoberta dos sentidos e das possibilidades que a imaginação e a criatividade nos oferecem para nos realizarmos. 

"Primeiro o homem sonha, depois a obra nasce..." 

Exercícios de concentração (Dharana): que ajudam a calma e desenvolvem a capacidade de criar. 

Benefícios: Preserva e mantém a sua flexibilidade, pureza, imaginação, criatividade e grande capacidade de aprendizagem. Acrescenta capacidade de concentração, crescimento saudável, respeitador e exponencial. Confere forte base ética e moral de respeito por si e pelo outro. Prepara para o choque hormonal da adolescência de forma criativa e não traumática, prepara também para as alterações pontuais hormonais do dia a dia (agressividade, desafio, competição), mantendo sempre um emocional positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito grata pelo seu comentário e sua ajuda para que este blog melhore cada vez mais!
Beijos de luz
mirna