O desafio de ensinar crianças 2

                                                                                                                        Carol Read

ORIENTAÇÕES GERAIS

Paradoxalmente, a maneira mais fácil de criarmos um ambiente de ensino e aprendizagem descontraído, alegre e centrado na criança é trabalharmos de modo sistemático e persistente para estabelecer parâmetros claros de comportamento. 

Embora isso às vezes requeira grande paciência e perseverança, particularmente nos estágios mais iniciais, sempre vale a pena. 

As orientações seguintes são muito úteis: 

1.Tratar as crianças como indivíduos : 

Independentemente do tamanho da turma, é vital que as crianças sintam que as conhecemos e nos importamos com elas como indivíduos e não como um grupo a ser controlado. Isso pode envolver a adoção de estratégias específicas, tais como o estabelecimento de momentos individuais em que conversamos com a criança sobre sua vida pessoal. 

2.Valorizar as crianças e seu trabalho : 

Ao ouvirmos as crianças sobre o que elas têm a dizer, respondermos ao conteúdo do que elas dizem (em vez de apenas à linguagem) e decorarmos a sala com seus trabalhos, ajudamos a reforçar sua auto-estima e contribuímos coma construção e seu sentimento de sucesso. 

Isso tem uma influência positiva sobre sua motivação e nível de realização, bem como sobre sua disposição para cooperar e se esforçar em aula. 

3.Elogiar o bom comportamento : 

Do mesmo modo que demonstramos aprovação pelo trabalho e pelo esforço dos alunos, é importante encontrarmos oportunidades para elogiar as crianças por seu bom comportamento. Desse modo, transmitimos a mensagem de que  valorizamos a maneira como as crianças fazem as coisas na aula e evitamos a impressão de que elas apenas recebem a nossa atenção através de reprimendas quando estão se comportando mal. 

4.Manter as expectativas altas : 

Nossas expectativas a respeito do comportamento das crianças e de seu potencial para produzir são geralmente profecias que se concretizam. Devemos manter nossas expectativas altas (embora não altas demais!), pois as crianças inevitavelmente atenderão a essas expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito grata pelo seu comentário e sua ajuda para que este blog melhore cada vez mais!
Beijos de luz
mirna