Brincar - brinquedos

                                                Escola de educação Básica Heleodoro Borges - Projeto Brincar

Por que brinquedos? 

“Os brinquedos são meios intermediários entre a realidade da vida que a criança não pode abarcar e a sua natural fragilidade.” (SEGUIN) 

O brinquedo é um convite ao brincar, porque facilita e enriquece a brincadeira, proporcionando desafio e motivação.

Ao ver o brinquedo, a criança é tocada pela sua proposta; reconhece umas coisas, descobre outras, experimenta e reinventa; analisa, compara e cria. Sua imaginação se desenvolve e suas habilidades também. Enriquecendo seu mundo interior, tem mais coisas a comunicar e pode, cada vez mais, participar do mundo que a cerca. 

Brinquedos que podem ser construídos de acordo com a faixa etária:

*0 a 3 meses: 

 Móbile visual; 

 Bracelete sonoro; 

 Chocalho; 

 Rolo de espuma.

*4 a 6 meses: 

 Móbile sonoro; 

 Espelho; 

 Cinturão de berço; 

 Rolo de espuma.

*7 a 12 meses: 

 Tapete das sensações; 

 Mini túnel; 

 Torre simples; 

 Encaixe; 

 Rolo de espuma.

*1 a 2 anos: 

 Caleidoscópio; 

 Percursos motores; 

 Brinquedo de puxar; 

 Livro de pano; 

 Fantoche de dedo; 

 Revista.

*2 a 3 anos: 

 Casinha de boneca; 

 Baú da fantasia; 

 Boneca de pano; 

 Memória tátil; 

 Memória visual; 

 Memória auditiva; 

 Memória de peso; 

 Baralho de imitação; 

 Quebra-cabeça; 

 Cada cor no seu lugar; 

 Dado do tempo; 

 Mundo colorido; 

 Cata-vento; 

 Saco surpresa.

Através das construções dos brinquedos, debates sobre a importância do brincar no cotidiano das crianças, pesquisas sobre as diferentes brincadeiras, aprendemos que a medida em que a criança brinca, ela também trabalha o seu estado físico e psicológico. E as brincadeiras podem ser usadas também como auxílio na aprendizagem, onde a professora pode estar trabalhando assuntos diversos por meio de atividades lúdicas com seus alunos, deixando a aula mais interessante. 

E enquanto as crianças estarão se divertindo, sem perceber, também estarão aprendendo determinados assuntos mais facilmente. 

Além disso, as brincadeiras lúdicas tornam a criança mais disposta, atenciosa e dinâmica, fazendo florescer nela a criatividade. 

Por meio deste projeto, também concluímos que as sucatas, com a ajuda da nossa criatividade, podem ser muito úteis para a construção de brinquedos diversos, que poderão ser usados pelas crianças em suas brincadeiras. E ao mesmo tempo, estarão colaborando muito na preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito grata pelo seu comentário e sua ajuda para que este blog melhore cada vez mais!
Beijos de luz
mirna