Criando uma rotina espiritual para a criança

                                                                                                Swami Sarveshwarananda Giri

E agora seria um bom momento para examinar honestamente se criar filhos em um lar amoroso é nosso principal foco, ou se a criação de filhos tem sido tratada como um emprego e um leve incomodo, como muitas tarefas que são tanto quanto possível delegadas a um centro de cuidados diários: a TV, a escola, o forno de microondas ou pizza entregue em casa, uma baba, o shopping center, etc. 

Enquanto nós, os pais, nos dedicamos a obter mais “satisfação” a ser preenchida através de carreiras, eventos sociais, “desenvolvimento pessoal”, e entretenimento. O comportamento de uma criança naturalmente reflete a atmosfera da casa, bem como sua própria herança karmica. 

Nós não devemos esperarque nossos filhos se “comportem espiritualmente” da noite para o dia, se eles tem sido criados numa atmosfera de stress, indiferença, excessiva indulgência com desejos materiais, ou domínio autoritário. Nós devemos primeiro converter nosso próprio coração e mente para um lugar de paz, paciência, auto-restrição e amor, e nossa casa naturalmente refletirá estes valores. 

Com tempo e orientação paciente, a criança poderá gradualmente absorver estes princípios e enriquece-los com sua criatividade. Contudo, nós podemos também descobrir que mesmo fazendo todo o possível para prover um lar amoroso e espiritual, poderemos falhar em moldar nossos filhos dentro de um ideal individual que nós sonhamos para eles, e que este karma pessoal pode, ao invés, leva-los a uma direção radicalmente diferente. 

Nós devemos sempre fazer o nosso melhor, e deixar o resto nas mãos de Deus, sabendo que nenhum esforço é perdido. As sementes do amor, tolerância e paz podem levar um longo tempo para desabrochar, mas elas desabrocharão. Segue aqui algumas sugestões para criar um lar espiritual: 

1. Crie uma atmosfera de reverencia com preces, meditação e refeições: velas, luz suave, musica tranqüila, incenso, sussurrar ao invés de conversar, etc...

2. Compartilhe suas refeições em comum e máximo silêncio, sem televisão, leitura de jornal, telefones ou conversas animadas.

3. Permita seus filhos menores (do nascimento em diante) estarem com você durante a meditação ou prece, conforme eles permaneçam eles ficaram relativamente quietos. Eles se beneficiarão enormemente das vibrações espirituais geradas durante esse tempo.

4. Crie com a ajuda dos seus filhos algum ritual simples para celebrar diferentes momentos do dia, ao acordar, banho; ao ir para a escola, sentar para as refeições; retornar da escola, fazer a lição de casa, afazeres domésticos; ao ir para a cama, etc. Estes rituais podem incluir preces, mantras, devoção, danças, arranjo de flores, acender incensos, velas, cantar, ler um livro especial, dedicar um quarto ou um canto de um quarto para devoção, meditação, etc.

5. Adote uma política de uma vez por semana ficar sem TV, vídeo games, telefone, ou computador a noite, e envolva sua família em atividades  criativas, por exemplo; contar histórias, ir ao teatro, um show de fantoches, debates, artes, artesanatos, musica, cantos, jogos, mímicas, truques de mágica, grupo de massagem, descobrir a natureza, jardinagem, construir brinquedos, etc.

6. Ensinar as crianças a amar, respeitar e entender a contribuição de cada religião para a cultura espiritual do mundo, que é o principio guia da Arca do Amor. Isto pode serfeito de maneiras variadas: narrando histórias de grandes santos e sábios de várias tradições; celebrando diferentes festas religiosas com as roupas comidas, canções, danças e leituras apropriadas; interpretando certas partes de várias escrituras; escrevendo histórias sobre um per-sonagem espiritual ou religioso, fazendo uma colagem sobre os vários mitos da criação; escrevendo uma peça espiritual, ter contexto para testar o conhecimento sobre várias religiões ou escrituras, fazendo cartazes para aprender sobre vários personagens ou eventos religiosos; fazendo modelos de argilas ou cenários religiosos, miniatura de argila, memorizando poemas místicos ou versos de várias escrituras, composições, interpretando e gravando cantos sagrados ou musica espiritual, vídeos de um filme espiritual caseiro; escrevendo uma carta ou oração a Deus, fazendo as crianças entrevistarem seus pais sobre seu caminho espiritual ou experiência religiosa; fazendo um livro de mandalas, ou interpretando histórias de yoga etc.

7. Não instale televisão ou internet no quarto de dormir das crianças, não importa o quanto elas implorem por isso, ou quanta “conveniência” isso te traga. Uma sessão de filme deveria ser uma atividade familiar, seguida de discussão e debate para ajudar a criança a ganhar maturidade e fazer escolhas saudáveis. Jogar uma criança na frente da televisão sem uma orientação ou supervisão é a melhor forma de crescer agitada, gorda, sem imaginação e obcessiva-compulsiva.

8. Inspire seus filhos como desenvolver criatividade, habilidade de resolver problemas intuitivamente, ao invés confiar em concertos rápidos, soluções prontas ou culpa. Este é o maior presente de meditação e prática espiritual, e a melhor educação que você pode dar para que seu filho se desenvolva como um indivíduo saudável, equilibrado, criativo, carinhoso, espiritual e alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito grata pelo seu comentário e sua ajuda para que este blog melhore cada vez mais!
Beijos de luz
mirna